O VERBO
VERBO é a palavra variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo (ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, existência, desejo, conveniência).
Do ponto de vista sintático, o verbo é a palavra fundamental para estruturarmos as orações, pois é por meio dele que se estabelecem as relações de predicação – é por meio dos verbos que informamos algo a respeito de alguém ou de alguma coisa.
FORMAS NOMINAIS
Existem três formas verbais que não apresentam flexão de tempo e modo. Desempenham funções próprias dos nomes (substantivo, adjetivo e advérbio). São denominadas formas nominais: infinitivo, particípio e gerúndio.
a) INFINITIVO: indica o processo propriamente dito, sem situá-lo no tempo, desempenha, assim, função semelhante à do substantivo.
b) PARTICÍPIO: indica uma ação já acabada, desempenhando função semelhante à do adjetivo. O particípio flexiona-se em gênero e número, concordando com o substantivo a que se refere.
Preservada a natureza, sobreviveremos.
Preservado o meio ambiente, sobreviveremos.
Ele/ela tinha comprado o carro.
c) GERÚNDIO: indica um processo verbal em curso, desempenhando função semelhante à do adjetivo e à do advérbio. O gerúndio não apresenta flexão.
“Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Somos todos iguais, braços dados ou não” (Geraldo Vandré)
Domine a arte da gramática! 🎓 Junte-se ao nosso curso Gramática do Zero e transforme sua escrita! Com métodos simples e eficazes, você vai aprender tudo desde o básico até as nuances mais complexas da língua portuguesa. ✍️ Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo à excelência gramatical!
É só clicar no link: https://bit.ly/cursogramáticadozero
Comments