DISCURSO DIRETO – caracteriza-se pela reprodução fiel da fala do personagem, como por exemplo:
_ Tens composto muito Ricardo? – indagou Quaresma.
_ Hoje acabei uma modinha.
_ Como se chama? – indagou Dona Adelaide.
_ “Os lábios da Carola”.
As falas dos personagens, reproduzidas integralmente e introduzidas por travessão, são exemplos de discurso direto. Normalmente, as falas de um diálogo são acompanhadas por um verbo de elocução (dizer, perguntar, responder, contestar, retrucar etc.), seguido de dois-pontos.
DISCURSO INDIRETO – ocorre quando o narrador se utiliza de suas palavras para reproduzir a fala de um personagem. Exemplo:
E ria, de um jeito sombrio e triste; depois pediu-me que não referisse a ninguém o que se passara entre nós; ponderei-lhe que a rigor não se passara nada. (Machado de Assis)
DISCURSO INDIRETO LIVRE – Misto de reprodução das falas dos personagens com discurso indireto. Exemplo:
Como nas noites precedentes, uma fila de agricultores se formou na porta de uma padaria e o padeiro saiu a informar que não havia pão. Por quê? Onde estava o pão? O padeiro respondeu que não havia farinha. Onde então estava ela? Os agricultores invadiram a padaria e levaram o estoque de roscas e biscoitos, a manteiga e o chocolate. (Garcia de Paiva. Os agricultores arrancam paralelepípedos.)
Quando ocorre tipos mistos de discurso, chamamos de DISCURSO INDIRETO LIVRE.
BIBLIOGRAFIA:
Língua, Literatura e Redação. José de Nicola. Ed. Scipione. Vol. 1
Agora, assista ao vídeo e deixe o comentário.
Domine a arte da gramática! 🎓 Junte-se ao nosso curso Gramática do Zero e transforme sua escrita! Com métodos simples e eficazes, você vai aprender tudo desde o básico até as nuances mais complexas da língua portuguesa. ✍️ Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo à excelência gramatical!
É só clicar no link: https://bit.ly/cursogramáticadozero
Comments